Olá, muito prazer!

Me formei em 2006, em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos – UNILUS. Durante os anos da minha formação básica participei ativamente de projetos e extensões relacionadas à Psiquiatria, minha grande paixão desde a juventude. Fiz parte da criação da Liga de Neuro-Psiquiatria da Faculdade, da qual me orgulho por existir até hoje. Em 2004 estive em Lille, na França, para realizar meu primeiro intercâmbio médico, no Le Centre Hospitalier Régional Universitaire de Lille, experiência marcante e decisiva na minha escolha pela Psiquiatria.

Ao concluir a Faculdade, iniciaram-se as provas de Residência e após ter a aprovação em diversos locais, optei por fazer minha formação no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Campinas, centro reconhecido pela OMS como modelo da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Durante os três anos de formação intensiva, tive a oportunidade de estagiar no Hospital das Clínicas em SP (USP), nos setores:

:: Transtorno Obsessivo Compulsivo
:: Eletroconvulsoterapia
:: Psiquiatria da Infância e Adolescência


Foi essa última área que me conquistou definitivamente e, no ano seguinte, tive a honra de ser aprovada em primeiro lugar na Residência de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UNIFESP –SP. A experiência na Psiquiatria Infanto-juvenil foi extremamente positiva e permaneci um ano suplementar como voluntária na UNIFESP, agora no setor de Transtorno Obsessivo Compulsivo / Síndrome de Tourrete; lá tive a honra de ser convidada para escrever um dos capítulos do livro “Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette: um manual para pacientes, familiares, educadores e profissionais de saúde, 2ª. Edição”, considerado referência no Brasil sobre o assunto.

Em 2010 obtive meu título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira e passei a ser preceptora do serviço de Emergências Psiquiátricas da Faculdade de Medicina do ABC, tutelando e ensinando a arte da Psiquiatria para os residentes da Faculdade, obtendo grande expertise no manejo de casos graves.

Em 2011 iniciei, complementarmente, meus trabalhos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil de São Bernardo do Campo, trabalho esse que me rendeu ampliação importante da minha experiência com Transtornos Mentais Graves na infância e Adolescência, especialmente na área de Transtornos do Espectro Autista, o qual passou a ser o centro dos meus estudos nesse momento. Estive mais uma vez na França para cursos e congressos acerca desse tema e me orgulho muito da oportunidade de ter visitado serviços de referência, como o do Professor David Cohen, na Universidade Pitié Salpêtrière e da Professora Marie Christine Laznik, fundadora do projeto Pre-Aut, referência mundial no estudo de bebês e prevenção do Autismo.

Em 2012, optei por uma mudança bastante radical e importante na minha vida e decidi mudar-me de São Paulo para o interior, Catanduva, na intenção de levar a Psiquiatria para locais menos favorecidos por essa especialidade. Trabalhei por dois anos no SUS da cidade, no Solo Sagrado, local de grandes ensinamentos e de consolidação do meu trabalho como Psiquiatra Clínica. Ainda nesse ano participei de processo seletivo e me tornei Professora Adjunta da Cadeira de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Catanduva. Iniciei também minha prática privada, com muita dedicação e esmero e progressivamente passei a ser reconhecida pelo meu empenho.

Convidada inúmeras vezes em rádios e TVs locais, logo percebi a necessidade de trabalhar com Psicoeducação e promovi simpósios sobre Saúde Mental da Infância e Adolescência que contaram com lotação total, além de inúmeras palestras em diversas cidades da região.

Desde 2016 decidi dedicar-me integralmente ao consultório e hoje, após 7 anos de obstinação, orgulho-me de ter atendido a mais de 3 mil pacientes, levando alívio do sofrimento e promovendo esperança de uma melhor qualidade de vida para muitos deles.

Espero poder ajudar-lhe também!

Forte abraço, Dra. Marina.