10 sinais de que você pode estar deprimido
A Depressão, ao contrário do que muita gente pensa, é uma doença séria, que afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. No nosso país, estima-se que uma em cada 8 ou 10 pessoas sofram dessa doença.
Confira os principais sinais que podem indicar que algo não vai bem com você:
- O humor
Tristeza faz parte da experiência humana, mas se ela ocorre a maior parte do tempo, deixando a pessoa muito pessimista e sem perspectivas, temos um forte indício de que algo não vai bem.
- O ânimo
Apatia e desânimo são sinais importantes da doença. O indivíduo passa a fazer tudo com muita dificuldade, como trabalhar, se arrumar, sair, socializar.
- O prazer
Sinal vital do transtorno. O indivíduo deprimido passa a ficar desinteressado por aquilo que anteriormente lhe dava prazer, como por exemplo deixar de estar entre amigos num churrasco ou parar de fazer um esporte que gostava muito.
- O Cansaço
O deprimido, mesmo quando não realizou um esforço físico, sente-se cansado, sem energia a maior parte do tempo.
- O sono
Pessoas com depressão podem passar a dormir mais ou menos tempo do que costumava. Podem acordar no meio da noite e ter dificuldade para voltar a dormir ou ter sonolência excessiva durante o dia.
- O apetite
Grande vilão, o apetite pode estar aumentado ou diminuído, causando frequentemente alterações no peso.
- A memória
Uma queixa frequente é a de que "a memória falha", com esquecimentos corriqueiros que começam a incomodar e atrapalhar na rotina da casa ou do trabalho.
- A concentração
A depressão pode prejudicar a capacidade de concentração, raciocínio e tomada de decisões. Com isso, o indivíduo perde o rendimento no trabalho ou nos estudos. É frequente ao terminar de ler uma página, ter que voltar e ler novamente por não ter conseguido prestar atenção.
- A auto-estima
Frequentemente o deprimido sente-se com baixa auto-estima, muitas vezes com fortes sentimentos de culpa.
- Os pensamentos negativos
Nos casos mais graves, a pessoa começa a pensar de forma muito negativa, chegando a até a ter ideias de morte.
Não tenha medo e nem vergonha de procurar um especialista. Depressão é uma doença e precisa ser tratada assim que descoberta. Os tratamentos mais modernos reestabelecem em pouco tempo a qualidade de vida do paciente, trazendo novamente a alegria de viver.