Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

A ansiedade é nossa velha conhecida. É um sentimento comum a todos os seres humanos e, de certo modo, importantíssimo para que possamos estar sempre alertas para situações desconhecidas e adversas.

Existe aquela ansiedade "gostosa", quando estamos esperando por uma viagem, uma festa, uma visita. E existe a ansiedade "ruim", que faz com que fiquemos exageradamente preocupados com algo, causando um sentimento indefinido e desagradável de medo e apreensão.

Quando essa ansiedade "ruim" toma conta da pessoa, ela passa a produzir transtornos físicos e psicológicos, prejudicando seu dia a dia, impedindo que relaxe e que tenha uma rotina normal.

Os principais sintomas da ansiedade são: pensamentos acelerados, descontrolados e focados em determinadas preocupações (em geral desproporcionais ao que deveriam ser), tensão, nervosismo, irritabilidade, sensação de que algo ruim vai acontecer, falta de concentração, medos, dificuldades em desligar na hora de dormir, agitação física em braços e pernas, aperto no peito ou na garganta, respiração ofegante ou suspirada, boca seca, mãos geladas e suadas, tremores, tensão, dores musculares (principalmente no pescoço e nas costas), cefaleia, cansaço, entre outros.

O TAG não desaparece por conta própria – pelo contrário, só tende a piorar. Por isso, tratamento e suporte médicos são imprescindíveis. Em geral o tratamento é feito com uso de medicamentos e Psicoterapia. Costuma ter ótimos resultados e restaurar a qualidade de vida da pessoa em pouco tempo.

6 DICAS PARA COMBATER A ANSIEDADE

  • Viva o agora! Não rumine o passado e nem tente prever o futuro.
  • Deixe um período curto do seu dia para cultivar as preocupações, não passando de 30 minutos. O que não foi possível resolver, anote numa agenda e veja apenas no dia seguinte.
  • Pratique atividade física diariamente! Não precisa ser necessariamente em uma academia, você pode fazer caminhadas ou corridas em seu bairro, pular corda, andar de bicicleta ou praticar yoga.
  • Tenha hobbies! Trabalhar é ótimo, mas precisamos de atividades prazerosas para nos mantermos saudáveis. Faça ou invente algo que você gosta: artesanato, jardinagem, pescaria, cuidar do seu cãozinho.
  • Quando se sentir ansioso, sente em um lugar tranquilo e silencioso e pratique inspirações e expirações lentas, preenchendo todo o pulmão, respirando profundamente.
  • Procure aplicativos de celular com músicas calmas ou barulhos tranquilizadores como de chuva ou cachoeira e coloque na hora de dormir.