A ansiedade é nossa velha conhecida. É um sentimento comum a todos os seres humanos e, de certo modo, importantíssimo para que possamos estar sempre alertas para situações desconhecidas e adversas.
Existe aquela ansiedade "gostosa", quando estamos esperando por uma viagem, uma festa, uma visita. E existe a ansiedade "ruim", que faz com que fiquemos exageradamente preocupados com algo, causando um sentimento indefinido e desagradável de medo e apreensão.
Quando essa ansiedade "ruim" toma conta da pessoa, ela passa a produzir transtornos físicos e psicológicos, prejudicando seu dia a dia, impedindo que relaxe e que tenha uma rotina normal.
Os principais sintomas da ansiedade são: pensamentos acelerados, descontrolados e focados em determinadas preocupações (em geral desproporcionais ao que deveriam ser), tensão, nervosismo, irritabilidade, sensação de que algo ruim vai acontecer, falta de concentração, medos, dificuldades em desligar na hora de dormir, agitação física em braços e pernas, aperto no peito ou na garganta, respiração ofegante ou suspirada, boca seca, mãos geladas e suadas, tremores, tensão, dores musculares (principalmente no pescoço e nas costas), cefaleia, cansaço, entre outros.
O TAG não desaparece por conta própria – pelo contrário, só tende a piorar. Por isso, tratamento e suporte médicos são imprescindíveis. Em geral o tratamento é feito com uso de medicamentos e Psicoterapia. Costuma ter ótimos resultados e restaurar a qualidade de vida da pessoa em pouco tempo.
6 DICAS PARA COMBATER A ANSIEDADE